CENTRAL DE ATENDIMENTO VITAE
(79) 3431-3050
99643-2224

Dicas de Saúde

Sorrir pode aliviar dores, combater o câncer e trazer muitos benefícios ao organismo

12/11/2013 às 16:39h

Sabe aquela frase "sorrir é o melhor remédio"? Pois sim, por curiosidade busquei estudos relacionados ao sorriso e encontrei inúmeros que apontam os benefícios, não só psicológicos, como fisiológicos.

 

O ato de sorrir ativa áreas do cérebro responsáveis pela liberação de endorfinas, substâncias que têm potencial de reduzir a dor. Assim, o sorriso pode agir como um analgésico natural, e dores podem ser aliviadas com doses de bom humor.

 

Uma pesquisa realizada em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), comprovou que o riso colabora para aumentar a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus, bactérias e até tumores presentes no organismo. Por isso, o trabalho de alguns grupos de humor e atores, como os Doutores da Alegria, têm se mostrado eficientes no tratamento contra o câncer.

 

Em 2010, um estudo da Universidade Wayne, em Michigan, nos Estados Unidos, afirmou que quanto mais largo o sorriso de uma pessoa, maior a sua expectativa de vida. Isso pode ser explicado por diversos fatores tais como: aumento na qualidade de vida, por conta do bom humor, e positivismo para enfrentar adversidades, dificuldades e frustrações.

 

Além disso, sorrir controla também a frequência cardíaca e a pressão arterial, deixando o sistema cardiovascular funcionando de forma perfeita. Uma pesquisa na Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), afirma que o riso pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Pessoas que assistiram a 20 minutos de vídeos de humor todo dia, tiveram uma redução de 66% de uma proteína indicadora de problemas cardiovasculares e um aumento de 22% do fluxo sanguíneo, controlando a pressão arterial e ajudando na "limpeza" do sangue. A mesma pesquisa comprovou também que boas risadas podem elevar o colesterol bom no organismo em até 26%.

 

Sorrir pode aliviar dores, combater o câncer e trazer muitos benefícios ao organismo

 

Durante a risada os pulmões passam por uma hiperventilação (aumento da quantidade de ar os ventila), o que eleva a concentração de oxigênio na circulação sanguínea e resulta em melhor distribuição de oxigênio aos tecidos, além de auxiliar na eliminação de dióxido de carbono e vapores residuais, promovendo uma limpeza e desintoxicação dos pulmões. Outro estudo apontou que sorrir aumenta a produção de saliva, enzimas e imunoglobulinas que combatem e previnem gripes, resfriados e outras doenças respiratórias.

 

O ato de sorrir envolve vários grupamentos musculares. Alguns deles estão relacionados ao sistema gastrointestinal, como os músculos abdominais. Ao sorrirmos, uma espécie de massagem em nosso sistema gastrointestinal é ativada pelas contrações musculares, melhorando a digestão. Esses movimentos também ajudam no trabalho do fígado. Por falar em movimentos musculares, ao sorrirmos movimentamos mais de 70 músculos da face, realizando uma espécie de ginástica que previne rugas.

 

E, por último, sorrir é a melhor forma de espantar o mau humor e elevar a autoestima. Sorrir é contagiante e faz bem. Se quiser saber mais sobre como o sorriso pode curar, recomendo os filmes "Patch Adams - O Amor é Contagioso" e "Doutores da Alegria, o Filme".

 

"Você prefere terminar a vida, com alegria, coisas legais e humor, ou continuar a desgraça que é morrer, na tristeza, na ruindade?" (Patch Adams)

 


CLÍNICA VITAE - Rua Jackson de Figueredo, 456 - Centro - Itabaiana - Sergipe - CEP 49500-058.
CENTRO MÉDICO - SHOPPING PEIXOTO / LABORATÓRIO - Rua Batista Itajaí, 48.
Tel.: (79) 3431-3050 - e-mail: clinicavitae@itnet.com.br - www.clinicavitaese.com.br