CENTRAL DE ATENDIMENTO VITAE
(79) 3431-3050
99643-2224

Exames

Audiometria



Audiometria
Audiometria ocupacional
Audiometria tonal e vocal
Impedanciometria

 

O que é audiometria ?

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. Geralmente esse exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.).

O grau da perda auditiva pode ser verificado em cada ouvido isoladamente e pode se dever a perdas provenientes do ouvido externo, ouvido médio ou ouvido interno, bem como do nervo e das vias auditivas sensoriais ou serem perdas mistas.

Quais são os tipos de audiometria existentes?


Há, basicamente, dois tipos de audiometria:

 

Audiometria tonal: avalia as respostas do paciente a tons puros, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do examinando aos estímulos auditivos fornecidos pelo examinador. Pode ser feito por via aérea comum ou por via óssea.

 

Audiometria vocal: Avalia a capacidade de compreensão da voz humana. O examinando demostrará sua percepção e compreensão da voz humana emitida pelo examinador.

 

Audiometria ocupacional: A finalidade da audiometria ocupacional é avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho para detectar possíveis alterações auditivas e a partir daí adotar medidas de engenharia e administrativas, no intuito de evitar o agravamento da audição do trabalhador e consequências legais para a empresa.

 

O que é impedanciometria?

Os estímulos sonoros captados pelo ouvido externo fazem vibrar a membrana impânica que movimenta os ossículos do ouvido que, por sua vez, geram estímulos nervosos que são levados ao sistema nervoso. Serve para avaliar a complacência (maior ou menor flacidez ou rigidez) da membrana timpânica e os ossículos do ouvido médio (martelo, bigorna e estribo).

 

Como é feito o exame?

O exane de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente.

 


CLÍNICA VITAE - Rua Jackson de Figueredo, 456 - Centro - Itabaiana - Sergipe - CEP 49500-058.
CENTRO MÉDICO - SHOPPING PEIXOTO / LABORATÓRIO - Rua Batista Itajaí, 48.
Tel.: (79) 3431-3050 - e-mail: clinicavitae@itnet.com.br - www.clinicavitaese.com.br