Bioimpedância

Para que serve?
Bioimpedância é um exame que tem o objetivo de realizar uma avaliação completa da composição corporal. O aparelho quantifica o valor do peso do paciente, identificando o percentual de massa magra, gordura, hidratação e onde cada um desses itens estão distribuídos, além de avaliar o metabolismo. É possível avaliar casos de obesidade, desnutrição e inchaço causado pela retenção de líquidos; monitorar mudanças associada a certas doenças, crescimentos, desenvolvimento, maturação, idade, cirurgias (lipoaspiração, bariátrica) e emagrecimento; auxilia no controle hídrico e na composição corporal de atletas; além de identificar riscos a saúde associados a níveis extremamente altos ou baixos de gordura corporal total;

Como funciona?
O exame de bioimpedância é procedimento simples, rápido e indolor.
O paciente sobe em uma balança especial que medirá seu peso. Os pés e as mãos devem ser posicionadas nos lugares adequados e uma leve corrente elétrica insensível à sua percepção, medirá a quantidade de água, músculo e gordura presente em seu corpo.
RECOMEDAÇÕES ANTES DO EXAME.
  24 horas antes do exame:
- Não ingerir café, refrigerante, chás, bebidas alcoólicas, frituras, chocolates.
- Não comparecer de cabelo molhado.
- Não fazer atividade física no dia anterior ao exame.
- Não comparecer menstruada.
- Fazer o exame com roupas leves ( shorts, camiseta, vestido).
- Não comparecer com roupas jeans.
- Não pode ser feito em gestantes ou portadores de marcapasso.