Ecocardiograma

Ecodopplercardiograma transtoracico

O que é ecocardiograma?
O ecocardiograma conhecido também como Ecocardiograma Transtorácico é um exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens unidimensionais, bidimensionais que permitem avaliar todas as estruturas do coração e seu funcionamento: forma, tamanho e espessura do órgão, entrada e saída do sangue através das valvas, existência de massas e tumores, sopros, cicatrizes de infarto, doenças congênitas (aquelas ditas “de nascença”), alterações de contração (coração fraco), entre outros aspectos. Já o Ecocardiograma com Doppler é utilizado para observar como o sangue flui através das câmaras do coração, válvulas cardíacas e vasos sanguíneos. A circulação do sangue reflete ondas de som para o aparelho. O computador, em seguida, mede a direção e velocidade do sangue que flui através do coração e vasos sanguíneos.

Como é feito o ecocardiograma?
O ecocardiograma é um exame simples, pouco invasivo e indolor. O paciente fica deitado sob o lado esquerdo, com o peito nu (nas mulheres é usada uma camisola cirúrgica com abertura frontal). O médico cardiologista especializado em ecocardiografia desliza um transdutor com gel sobre o peito do paciente para visualizar todas as partes do coração. Em alguns momentos são feitas pequenas pressões para facilitar a visualização do órgão e as funcionalidades que devem ser testadas, sem causar dor ou desconforto ao paciente.