Informativos

Dia Internacional da Tireoide

24/05/2019 às 23:57h

Dia Internacional da Tireoide

Texto por Dr. Paulo José Castro dos Anjos CRM/SE 3554 (Endocrinologia e Metabologia).

"A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na frente do pescoço, em sua região baixa e que libera na corrente sanguínea substâncias que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo, as quais são chamadas de hormônios tireoideanos.

Quando em pleno e equilibrado funcionamento, esta glândula contribui de modo bastante significativo para uma boa memória, harmonioso funcionamento intestinal, cabelos fortes e com brilho, gravidez sem sustos, saudáveis crescimento e desenvolvimento dos bebês, ótimo funcionamento do coração etc.

Entre as doenças que podem ocorrer com esta glândula, temos:

- hipotireoidismo, situação em que os hormônios tireoideanos estão em quantidades abaixo das suficientes no sangue, ocasionando importante queda de cabelos, unhas quebradiças, indisposição, intestino "preso" etc.;

- hipertireoidismo, no qual os hormônios estão em elevadas concentrações no plasma sanguíneo; tal condição pode levar a importante nervosismo, bócio (aumento do volume da glândula tireoide), rápida perda de peso, aceleração e arritmias cardíacas etc.;

- nódulos, os quais são relativamente frequentes (aprox. 20% da população pode se apresentar com nódulos à ultrassonografia) e, em sua maioria, benignos, podendo ou não causar sintomas como sensação de "caroço" no pescoço, dificuldade de engolir e de respirar por exemplo.

Diante da suspeita ou da existência das doenças acima citadas, convém a marcação de consulta com seu endocrinologista para adequados diagnóstico e tratamento."